Top Mega Brasil 2019

 

O TOP MEGA BRASIL é um prêmio voltado para o segmento da Comunicação Corporativa, realizado por meio de eleições diretas em dois turnos de votação e que tem como eleitores os jornalistas e profissionais de comunicação corporativa.

Ele distingue executivos de comunicação corporativa e agências de comunicação e foi criado pela Mega Brasil Comunicação em 2015, contando com a parceria estratégica da Maxpress, empresa responsável pela gestão e segurança da votação.

A edição 2019 do TOP MEGA BRASIL segue o presente Regulamento. Dúvidas, sugestões e questionamentos devem ser direcionados aos organizadores, que farão os esclarecimentos necessários e decidirão sobre o que for factível, não cabendo sobre as decisões recurso de qualquer natureza.

 

Objetivos e abrangência

O TOP MEGA BRASIL tem por objetivo reconhecer e distinguir os melhores e mais admirados executivos e as melhores e mais admiradas agências de comunicação do mercado brasileiro.

Trata-se de um prêmio de abrangência nacional, mas que também reconhece os talentos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

Categorias

O TOP MEGA BRASIL é integrado pelas seguintes subdivisões:

  1. Premiação Nacional

A Premiação Nacional distinguirá os executivos de comunicação corporativa e as agências de comunicação mais votadas em todo o País, destacando os TOP 10 e, entre estes, os três campeões, que formarão o PÒDIO Nacional (1º, 2º e 3º classificados)

  • TOP 10

a) Executivos de Comunicação Corporativa

Serão eleitos no segmento Premiação Nacional os dez executivos de comunicação corporativa que obtiverem nacionalmente a maior pontuação nos dois turnos de votação. Eles constituirão os Executivos TOP 10 da Premiação Nacional.

b) Agências de Comunicação

Serão eleitas no segmento Premiação Nacional as dez agências de comunicação que obtiverem nacionalmente a maior pontuação nos dois turnos de votação. Elas constituirão as Agências TOP 10 da Premiação Nacional.

  • PÓDIO

a) Executivos de Comunicação Corporativa

Entre os TOP 10, os três executivos de comunicação corporativa que obtiverem a maior pontuação nacional formarão o Pódio da Premiação Nacional, respectivamente como 1º, 2º e 3º classificados.

b) Agências de Comunicação

Entre as TOP 10, as três agências de comunicação que obtiverem a maior pontuação nacional formarão o Pódio da Premiação Nacional, respectivamente como 1ª, 2ª e 3ª classificadas.

2. Premiação Regional

A Premiação Regional distinguirá os executivos de comunicação corporativa e as agências de comunicação mais votadas nas cinco regiões do País, a saber Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Serão destacados os TOP 5 e, entre estes, os campeões, que formarão o PÒDIO (1º classificado).

  • TOP 5

a) Executivos de Comunicação Corporativa

Serão eleitos no segmento Premiação Regional os cinco executivos de comunicação corporativa que obtiverem regionalmente a maior pontuação nos dois turnos de votação. Eles constituirão os Executivos TOP 5 em cada uma das cinco regiões do País.

b) Agências de Comunicação

Serão eleitas no segmento Premiação Regional as cinco agências de comunicação que obtiverem regionalmente a maior pontuação nos dois turnos de votação. Elas constituirão as Agências TOP 5 em cada uma das cinco regiões do País.

  • PÓDIO

a) Executivos de Comunicação Corporativa

Entre os TOP 5, os executivos de comunicação corporativa que obtiverem a maior pontuação nas respectivas regiões em que se classificarem, serão considerados os campeões regionais e formarão o Pódio da Premiação Regional.

b) Agências de Comunicação

Entre as TOP 5, as agências de comunicação que obtiverem a maior pontuação nas respectivas regiões em que se classificarem, serão consideradas as campeãs regionais e formarão o Pódio da Premiação Regional.

Importante – Os TOP 10 da Premiação Nacional (Executivos e Agências de Comunicação) e os TOP 5 da Premiação Regional (Executivos e Agências de Comunicação) de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão anunciados antecipadamente, após a apuração do 2º turno de votação em data a ser definida. Já os campeões nacionais e regionais (Pódio) só serão anunciados na solenidade de premiação, em jantar por adesão, na noite de 29 de maio de 2019, no Centro de Convenções Rebouças, logo após o encerramento do 22º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

 

Colégio eleitoral – Quem pode votar

Podem votar todos os jornalistas brasileiros em atividade e cadastrados no Mailing de Imprensa Maxpress e todos os profissionais atuantes na área de comunicação corporativa e afins (em empresas, instituições, serviço público, agências de comunicação, autônomos etc.) que forem cadastrados pelo Mailing Maxpress/Mega Brasil de Comunicação Corporativa.

Regras da votação

  1. Jornalistas integrantes do Mailing Maxpress de Imprensa e do Mailing Mega Brasil de Profissionais de Comunicação e Áreas Afins farão parte naturalmente do colégio eleitoral de votação do TOP MEGA BRASIL e receberão mensagem com link de votação da Maxpress.
  2. Este Mailing Mega Brasil permanecerá aberto durante os dois turnos de votação e para se cadastrar basta enviar mensagem para o endereço premio@maxpress.com.br e solicitar a inclusão. Só serão aceitos pedidos de cadastramento de profissionais que atuem na área de comunicação ou áreas afins.
  3. Cada pessoa poderá votar uma vez no primeiro turno e uma vez no segundo turno. Votos em duplicidade serão descartados, ainda que de endereços de e-mail diferentes.
  4. Os eleitores não precisam votar em todas as categorias e nem é necessário indicar todos os nomes previstos no link de votação. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração final.

 

Quem pode ser votado

Podem ser votados:

a) Na categoria Executivos de Comunicação

  • Todos os profissionais que atuem na área de comunicação corporativa ou equivalente em empresas públicas ou privadas; em entidades de classe, fundações e organizações não governamentais; em autarquias no serviço público em quaisquer dos Três Poderes em âmbito federal, estadual ou municipal.

Importante – Não são elegíveis profissionais e executivos que não estejam vinculados a uma organização ou que atuem em áreas fora do escopo das relações públicas e da comunicação corporativa. Também não são elegíveis profissionais que atuem nas agências de comunicação, tendo em vista que esse segmento já está contemplado com a premiação específica para as agências e respectivas equipes.

b) Na categoria Agências de Comunicação

  • Todas as agências de comunicação que atuem Brasil no campo das relações públicas e da comunicação corporativa, nacionais ou multinacionais, e que vivam predominantemente dessa atividade.

Importante – Não podem concorrer agências de propaganda, de marketing ou de atividades promocionais e correlatas.

 

Confidencialidade dos votos

            A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo é conduzido por um moderno e seguro sistema de votação desenvolvido pela Maxpress e hoje utilizado em inúmeras premiações do País.

 

Etapas de Votação

  • 1º turno – Livre indicação e definição dos finalistas

No 1º turno, os eleitores são convidados a indicar livremente até dez executivos de comunicação corporativa e até dez agências de comunicação de qualquer região brasileira, não sendo necessário ordenar as colocações.–

Do 1º turno saem os seguintes finalistas:

  • Premiação Nacional
    • TOP 50 – Categoria Executivos de Comunicação Corporativa
    • TOP 50 – Categoria Agências de Comunicação
  • Premiação Regional
    • TOP 10 – Categoria Executivos de Comunicação Corporativa regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
    • TOP 10 – Categoria Agências de Comunicação regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Importante: O número de finalistas poderá ser alterado, para mais ou para menos, em função de eventuais empates, do total de indicações e da linha de corte definida pelos organizadores. 

  • 2º turno – Eleição dos TOP 10 da Premiação Nacional e dos TOP 5 da Premiação Regional

No 2º turno, os eleitores escolhem, entre os finalistas e por ordem de preferência (1º ao 5º), até cinco executivos de comunicação corporativa e até cinco agências de comunicação, da Premiação Nacional; e até cinco executivos de comunicação corporativa e até cinco agências de comunicação da Premiação Regional (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

O link de votação do 2º turno incluirá a relação de finalistas da Premiação Nacional (TOP 50 Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação) e de finalistas da Premiação Regional (TOP 10 Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Desse grupo de profissionais e agências é que sairão os vencedores do TOP MEGA BRASIL, a saber:

  • TOP 10 da Premiação Nacional (Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação)
    • A serem anunciados logo após a apuração
  • Pódio da Premiação Nacional (Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação), destacando o campeão, o vice-campeão e o terceiro mais votado do certame
    • A serem anunciados na solenidade de premiação
  • TOP 5 da Premiação Regional (Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
    • A serem anunciados logo após a apuração
  • Pódio da Premiação Regional (Executivos e Agências de Comunicação), destacando os campeões das cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
    • A serem anunciados na solenidade de premiação

 

Pontuação

A pontuação do TOP MEGA BRASIL obedecerá à seguinte sistemática:

  • 1º turno
    • Todas as indicações valem um voto e cada voto, 10 pontos. Assim, quem nessa etapa obtiver 30 votos, por exemplo, levará para a segunda etapa 300 pontos;
  • 2º turno
    • No 2º turno as indicações de 1º a 5º colocados têm a seguinte pontuação:
      • 1º lugar – 100 pontos
      • 2º lugar – 80 pontos
      • 3º lugar – 65 pontos
      • 4º lugar – 55 pontos
      • 5º lugar – 50 pontos

 

Premiações

A solenidade de premiação do TOP MEGA BRASIL será realizada no dia 29 de maio de 2019, às 19 horas, após o encerramento do 22º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, em jantar por adesão no Centro de Convenções Rebouças (av. Rebouças, 600), em São Paulo, SP.

Todos os Executivos e Agências de Comunicação eleitos entre os TOP 10 Nacionais e os TOP 5 Regionais de Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul receberão certificados.

Todos os Executivos de Comunicação Corporativa e Agências de Comunicação eleitos para o Pódio da Premiação Nacional (1º, 2º e 3º colocados) e para o Pódio da Premiação Regional (campeões) receberão adicionalmente um troféu.

 

Calendário de votação

O calendário de votação segue o seguinte cronograma:

  • 13/2 a 26/2/2019 – 1º turno de votação
  • 27/2 e 28/2/2019 – Apuração do 1º turno
  • 1º/3/2019 – Comunicação aos finalistas e divulgação para o mercado
  • 6/3 a 19/3/2019 – 2º turno de votação
  • 20/3/2019 – Apuração do 2º turno
  • 21/3/2019 – Comunicação aos vencedores e divulgação para o mercado
  • 29/5/2019 – Jantar de premiação

Importante: Calendário sujeito a alterações

FIM