Convidados

Alexandre Alfredo – Diretor de Operações da CDI Comunicação

Jornalista com mestrado em Comunicação Corporativa pela Boston University. Atuou como editor de publicações de renome como The Boston Globe, The Chicago Tribune, Sun-Sentinel, Exame, Forbes Brasil, entre outras. Com mais de 25 anos experiência, foi diretor de comunicação de empresas líderes de mercado, como GE América Latina, Nike, Wyndham Hotel Group.

Adicionalmente, atuou em posições de liderança em agências globais de comunicação. Eleito um dos dez melhores executivos de comunicação do Brasil – Prêmio Top Ten da Mega Brasil, é especialista em reposicionamento de marcas, aconselhamento estratégico e gestão de crises. Entre outras atividades, exerceu o cargo de conselheiro da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Corporativa) e mentor da Endeavor.

Americo Mattar – Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo

Engenheiro de Produção graduado também em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na Fundação em 2012, como gerente de Planejamento, Finanças e Jurídico, vindo da Vivo onde passou pelas áreas de Finanças, Engenharia e Operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial. À frente da Fundação, seu foco é promover o protagonismo social por meio da inovação educativa aplicada a novas metodologias de ensino-aprendizagem, ao empreendedorismo jovem e ao exercício da cidadania.

Ana Fontes – Fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora

Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME e da Aceleradora Herd, Co-Fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. Especialista em empreendedorismo feminino. Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019. Delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20. Pesquisadora de Gênero.

Palestrante e painelista, facilitadora de workshop em eventos nacionais e internacionais como Fortune Most Powerful Women – Washington em 2017 e Fórum Mundial de direitos Humanos no Marrocos em 2014. TEDxSP – 2016, Brasa 2018- Atlanta.

Professora do programa Empreendedorismo em Ação do INSPER. Professora, conselheira e mentora do Programa 10 mil mulheres da FGV.

Reconhecimentos: finalista do programa Women Change Makers da Womanity e do prêmio Cláudia. Vencedora do prêmio Spark Awards como melhor mentora e do prêmio Fortune Most Powerful Women 2017.

Fellow dos programas: Winning Women da EY e Vital Voices desde 2014. Programa 10000 mulheres FGV/Goldman Sachs 2010.

Formação acadêmica: Graduada em Publicidade e Jornalismo, Pós-graduada em Marketing (ESPM), Relações Internacionais (USP) e PDE – Fundação Dom Cabral.

Antônio Gois – Jornalista e presidente do Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação

Antônio Gois é presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Univers idade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.

Béatrice de Toledo Dupuy – Gerente de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da Santos Brasil

Béatrice de Toledo Dupuy é Gerente de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da Santos Brasil, referência na operação portuária de contêineres e logística na América do Sul.
Franco-brasileira, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing corporativo, comunicação interna e externa e responsabilidade socioambiental. Já atuou em empresas internacionais no ramo de gestão de resíduos, água e energia, químico, financeiro, telecomunicações, agronegócio e logística. É Graduada em Administração de Empresas pela Novancia Business School Paris, e tem MBA de Comunicação Corporativa pela ISC Paris Business School.

Bruno Assami – Diretor Executivo da Unibes Cultural

Profissional com larga experiência na Inovação nas organizações do terceiro setor, dirige a implantação e sedimentação da Unibes Cultural e do programa de Cultura do Consulado Geral de Portugal. Também representa a Fundação Proa de Artes no Brasil e lidera a concepção e implantação de novos centros culturais para Hospital do Câncer de Barretos e Instituto JSL.

Carina Almeida – CEO e fundadora da Textual

Jornalista, formada pela PUC-RJ, e economista, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mãe da Manoela (futura jornalista), e flamenguista,  Carina Almeida é presidente da Textual Comunicação. Ela fundou a agência há 23 anos, depois de trabalhar durante sete anos na editoria de economia do Jornal do Brasil.

Eleita Comunicadora do Ano pela Aberje, em 2016, Carina lidera projetos de comunicação no Brasil e no exterior, que renderam à agência 45 prêmios nacionais e internacionais.

Carlos Henrique Carvalho – Diretor Executivo da Abracom

Carlos Henrique Carvalho é presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom. Graduado em jornalismo pela PUC/SP, tem especialização e gestão de empresas de comunicação pela Fundação Dom Cabral. É colunista do Portal Imprensa e um dos autores do blog Lombada Quadrada. Foi diretor, roteirista e produtor de programas jornalísticos nas TVs Cultura, Record, Sesc/Senac e Gazeta. Integrou a equipe de comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992) e atuou em projetos de vídeo e comunicação junto a movimentos sociais da periferia da cidade de São Paulo nos anos 1980.

Carol Silvestre – Jornalista

Carol Silvestre tem 35 anos, é graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Gestão de Negócios Automotivos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e concluindo, agora em junho, MBA em Marketing pela ESPM. Já participou de diversos cursos de especialização e extensão nas áreas de Inovação, Mídias Sociais e Liderança em instituições renomadas.

Com cerca de 15 anos de atuação profissional na área de Comunicação Corporativa, Carol tem experiência em multinacionais como Santander, Mercedes-Benz, Samsung e Oracle.

Claudia Rondon – Presidente da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) e Sócia Fundadora da RPMA Comunicação

Publicitária, é pioneira na criação de departamentos de comunicação nas principais agências de propaganda do País. Fundou, em 2000, a RP1 Comunicação, oferecendo consultoria completa na área de PR. Exerce o segundo mandato como presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, entidade da qual foi fundadora e diretora de finanças por duas gestões. Na RPMA, está à frente da gestão e do direcionamento estratégico da agência.

Daniela Garcia – Diretora de Operações e Associações do ICCB – Instituto Capitalismo Consciente Brasil 

Jornalista com especialização marketing e reputação de marcas na internet. Articuladora de parcerias entre o mundo corporativo e o terceiro setor, entusiasta do empreendedorismo e dos negócios de impacto social.  Atualmente é Diretora de Operações e Associações do ICCB – Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Daniela Grelin – Diretora Executiva do Instituto Avon e Comunicação Corporativa da Avon

Daniela Grelin lidera o Instituto Avon em suas iniciativas no enfrentamento da violência contra a mulher e no combate ao câncer de mama no Brasil. Ela promove a conscientização e engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos, levando estes temas tabu à pauta do debate público, promovendo o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento.

Daniela também lidera a área de comunicação da Avon Cosméticos impulsionando a reputação corporativa junto aos diversos públicos de interesse.

Daniel Lofrano Nascimento – Presidente da DMPontoCom

Presidente da DMPontoCom, empresa que atua na comunidade hacker. A sede por modernidade e o desejo de estar inserido no estado da arte digital, levam, na maioria das vezes, indivíduos e organizações se entregam à utilização de ferramentas sem questionamentos e cuidados. O aspecto de novidade os impulsionam a consumir esses recursos e talvez as Redes Sociais estejam entre os campos mais vastos deste piquenique tecnológico. No desejo de buscar um caminho cada vez mais eficaz para comunicar com os seus públicos de interesse, ora é eleito o Facebook, ora o Twitter ou o Whatsapp como o melhor canal para esta finalidade. Na carona dessas plataformas, vez por outra somos surpreendidos com alguma “armadilha”, como o spyware Pegasus, da israelense NSO, recém detectado na Inglaterra, que se instala no Whatsapp sem deixar vestígios e passa a rastrear dados e mensagens, colocando sob risco indivíduos, organizações e governos. Sob este cenário é que Daniel Nascimento fará sua apresentação. Ele já foi considerado um dos maiores hackers do Brasil e com 15 anos de idade invadiu servidores nacionais e estrangeiros, como os do governo, e atacou a rede da Telemar, que mais tarde daria origem à Oi, deixando a região Nordeste sem internet durante uma semana. Em razão disso, foi detido e preso pela Polícia Federal, na Operação Ponto Com, e hoje é um consultor na área, inclusive do próprio governo.

David Grinberg – Vice-Presidente de Comunicações Corporativas e Relações com Investidores

David Grinberg, 40 anos, começou sua carreira na Arcos Dorados em 2010 como Gerente de Marketing Esportivo, para coordenar a equipe multidisciplinar que liderou a implementação do patrocínio do McDonald’s tanto da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, como dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em fevereiro de 2016, David assumiu a Diretoria de Comunicações da Divisão Brasil. Sob sua liderança, a Divisão Brasil recebeu, por duas vezes consecutivas, o prêmio Great Place to Work na categoria “Comunicação com Funcionários” e foi reconhecida como a empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas no Brasil em 2018, na categoria Varejo. Em nível pessoal, David foi ganhador do Prêmio del Presidente da Arcos Dorados em 2013 e, em 2017, foi reconhecido como o Comunicador do Ano pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial.

David é Bacharel em Comunicação Social pela FIAM e pós-graduado em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero.

Fabiana Galetol – Líder de Comunicação IBM Brasil

Fabiana Galetol é, desde janeiro de 2018, a executiva de Comunicação Interna e Externa na IBM Brasil, responsável por melhorar a reputação junto a todos os públicos da marca, criar uma história convincente e divulgá-la a todos os públicos, bem como ampliar a capacidade de comunicação e expertise da equipe. Anteriormente, durante 8 anos, foi executiva de marca e comunicação externa, com o objetivo de executar a estratégia de marca, gerenciar as relações com a mídia e ampliar o alcance junto ao ecossistema de influenciadores. Antes disso, por 5 anos, gerenciou diversas áreas em RH. Fabiana começou sua carreira no Brasil em 1992 no Departamento de Importação. Em 1996, foi designada para sua primeira posição gerencial em Procurement. Em 1997, foi nomeada EA para Gerente Geral da América Latina, trabalhando em Nova York. Após 18 meses, retornou ao Brasil como gerente de operações e marketing junto aos parceiros de negócios. É bacharel em Economia pela UFF e pós-graduada em Comércio Exterior e Marketing.

Fábio Rua – Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da IBM Brasil

Profissional de Relações Governamentais, Corporativas e  Externas com 20 anos de experiência na Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Vale (segunda maior mineradora do mundo), Embraer (uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo), General Electric e IBM (atual). O trabalho exige fortes habilidades técnicas, organizacionais, de resolução de problemas e interpessoais, particularmente na colaboração com a alta administração e com as partes interessadas externas (governos, ONGs, associações comerciais, etc). Alto nível de conhecimento em assuntos governamentais, política comercial, gerenciamento de questões, assuntos públicos e engajamento de partes interessadas. Co-autora dos livros Manual de Diplomacia Corporativa – Editora Atlas (2007), Brasil e as Questões Centrais no Comércio Internacional – Editora Aduaneiras (2005) e ALCA: Riscos e Oportunidades – Editora Manole (2003).

Em 2017, foi nomeado representante do Brasil no Global Leadership Group da Georgetown University, e também no Young Leaders Group do Council for the United States and Italy.

Especialidades: Relações Externas, Relações Governamentais, Relações Corporativas, Relações Públicas, Negociações Internacionais, Gestão de Crises, Comunicações, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade.

Fernando Teixeirense – Group Director de Public Affairs da JeffreyGroup em Brasília

Fernando Teixeirense é diretor de grupo da JeffreyGroup.  Ele iniciou a carreira cobrindo política no Correio Braziliense e acumula 14 anos de experiência em comunicação corporativa, período em que passou pelos ministérios da Defesa, de Minas e Energia e Eletrobras. Também foi diretor da FSB Comunicação durante 9 anos, onde foi diretor de comunicação da Secretaria de Aviação Civil e liderou o núcleo de contas privadas em Brasília. Coordenou o atendimento a clientes nas CPIs da Petrobras e dos Fundos de Pensão.

Fernando Vieira – Diretor de Assuntos Corporativos da Philip Morris Brasil

Formado pela FGV em Administração Pública e com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC, Fernando trabalha na Philip Morris Brasil há mais de 20 anos. Desde 2016 está à frente da Diretoria de Assuntos Corporativos no Brasil, onde dirige as áreas de Comunicação, Relações Governamentais, Científica, Sustentabilidade, Fiscal Affairs e Combate ao Mercado Ilegal. Entre 2014 e 2016 também esteve à frente da mesma diretoria para os mercados do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Flávia S. Barbosa – Criadora de Experiências da Capins da Terra

Criadora da marca Capins da Terra, sommelier de chás e entusiasta no meio gastronômico, fitoterápico e energético onde seu trabalho principal é estimular o autocuidado por meio da pausa para um chá. Além de ter uma linha própria de blends de chás que atualmente é distribuída por três cafés e uma casa colaborativa em São Paulo – SP, Flávia desenvolve experiências sensoriais que sempre se iniciam ressaltando a importância de criar um espaço próprio de cuidado e cura levando em consideração seus três principais pilares: alimentação, mente e corpo.

Gilson Gean Marcelo da Silva – Professor Doutor em Ciências da Educação e Pedagogo com Habilitação em Gestão Escolar

Já atuou na função de Professor/Pesquisador do Programa Escola da Terra, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/MEC). Atualmente Gestor em Escola do Campo e Floresta Amazônica no Assentamento do Tarumã-Mirim em Manaus-Amazonas.

Hamilton dos Santos – Diretor Geral da Aberje

Jornalista, mestre e doutorando em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou em redações de grandes veículos do país e no RH da Editora Abril, onde atuou por 20 anos. Hoje é diretor-geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do movimento Tem Mais Gente Lendo.

Helvio Kanamaru – Head regional de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina

Lidera a estratégia de investimento social privado em mais de vinte países, com foco em Educação e Inovação e que já beneficiou mais de 520 mil alunos e professores em toda região. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Ingressou na Samsung em 2012 com o desafio de implementar uma nova estratégia global de Cidadania Corporativa, depois de liderar os programas de Criação de Valor Compartilhado na Nestlé Brasil.

Joel Amorim – Diretor para América Latina da The Insiders

Mais de 23 anos de experiência em empresas multinacionais gerenciando todo o Marketing Mix com experiência internacional e LATAM em FMCG / CPG.
Atualmente, Joel Amorim é Diretor para América Latina da The Insiders, e espalha na região a poderosa ferramenta Word-of-Mouth (WoM) – o futuro do Marketing que está simplesmente conectando os consumidores às suas marcas tanto face a face, quanto em mídias sociais. Imagine se pudéssemos transformar o grande poder do boca-a-boca de consumidores reais em um canal de “publicidade” fácil para profissionais de marketing, agências de mídia e suas adoráveis marcas. Este é exatamente o sonho de todo profissional de marketing e o que Amorim está fazendo depois de uma grande bagagem de FMCG adquirida ao longo dos anos.

José Roberto Caetano – Redator-Chefe da Revista Exame

José Roberto Caetano é redator-chefe da revista Exame, onde está desde 1997 e já ocupou diversas funções. É também colunista da BandNews FM, com a coluna Capital de Giro, no Jornal do Meio Dia. Formado em jornalismo pela ECA-USP, com MBA em Informações Econômico-Financeiraspela FIA/USP. Atuou em revistas técnicas no início de carreira e passou, na sequência, por Folha de S.Paulo, na equipe que lançou o Caderno Negócios, e pela editoria de economia de Veja. Também esteve por uma temporada na comunicação corporativa, nas agências G&A e CDI.

José Rubens Salles de Toledo – Professor de tecnologia e filosofia no ITAFI

José Rubens Salles de Toledo, professor de tecnologia e filosofia no Instituto de Tecnologia, Administração e Filosofia (ITAFI), criado em 2014 para promover cursos e discussões nas áreas de tecnologia, administração e filosofia. Como fundador e integrante do instituto, colabora na elaboração e desenvolvimento de pesquisas, consultoria, cursos e palestras, que têm o objetivo de difundir o conhecimento para que os participantes atuem tanto no meio empresarial, quanto na sociedade de uma forma geral. É licenciado e mestre em filosofia pela Faculdade São Bento e especialista em gestão de documentos em arquivos digitais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atuou na área de tecnologia da informação como consultor, analista e desenvolvedor de sistemas em empresas de áreas variadas.

Juliana Celuppi – Sócia-Diretora do Celuppi Advogados, Diretora Executiva do Radar Governamental, e Diretora de Relações Institucionais do IRelGov – Instituto de Relações Governamentais

Advogada, Pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de uma década de experiência na atuação em relações governamentais, tendo trabalhado em grandes empresas como Ambev e Contax (Liq), além de renomadas bancas de advocacia. Participa periodicamente de cursos e debates, como ouvinte ou palestrante, em instituições como: GW – George Washington University, INSPER, FGV, entre outros. Autora de artigos na área de compliance e relações governamentais.

Júnia Nogueira de Sá – Jornalista e Consultora de Comunicação Estratégica

Graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo (Cásper Líbero, SP), e Negócios e Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral e IESE –  Universidade de Navarra, Espanha). Trabalhou nos principais veículos brasileiros, como Folha de S. Paulo, Agência Folha, Folha da Tarde, Veja e Exame . Foi Diretora de Assuntos Corporativos do Grupo Abril, do Grupo Telefônica no Brasil e conselheira da Fundação Telefônica em sua implantação no País. Também exerceu as funções de Diretora de Assuntos Corporativos e Imprensa da Volkswagen do Brasil, atuando como membro do Conselho Executivo, porta-voz da empresa e conselheira da Fundação Volkswagen. Implantou e coordenou as áreas de comunicação e imprensa, além de redes sociais e internet, do Governo de São Paulo na gestão José Serra. Coordenou essa mesma área na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com responsabilidades ainda pelo CIESP, SESI e SENAI-SP. Foi CEO/General Manager Brazil da FleishmanHillard por três. Além das atividades de consultoria, atualmente Júnia é também conselheira da Rede Mulher Empreendedora e da aceleradora de startups Herd.

Karina Chaves – Gerente da área de Diversidade e inclusão do Carrefour Brasil

Karina Chaves é graduada em psicologia pela UNESP, tem pós-graduação em Recursos Humanos pela FAAP e especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.

É gerente da área de Diversidade e inclusão do Carrefour Brasil. Lidera, desde 2012, a plataforma de Valorização da Diversidade da empresa. Representa a companhia no Fórum de Empresas e direitos LGBT, na Coalizão Empresarial para equidade racial e de Gênero, na rede brasileira do Pacto Global, no Movimento Mulheres 360, na Rede Brasileira de Inclusão Social e no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Instituto Ethos.

Kiki Moretti – Fundadora e CEO do Grupo In Press

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kiki criou a In Press em 1988, iniciando uma trajetória de 30 anos entre as líderes do mercado de comunicação brasileiro. A In Press Porter Novelli foi escolhida Agência do Ano em 2006/09/11/13 pelo Comunique-se e melhor agência de RP do Brasil segundo o PR Scope 2015, principal estudo sobre a indústria de comunicação corporativa e relações públicas do país.

Kiki foi a representante brasileira no júri de PR do Cannes Lions 2015 e indicada ao Prêmio Caboré 2016 na categoria Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação. Na edição 2017 do PR Scope, Kiki liderou o ranking dos executivos de agência mais admirados pelo mercado de comunicação. Ainda em 2017, Kiki foi escolhida uma das sete Women To Watch pelo Meio&Mensagem.

Integrante do board da WILL – Women in Leadership in Latin America, Kiki também assinou oficialmente a participação no Women’s Empowerment Principles, tornando o Grupo In Press signatário do Pacto de Igualdade de Gênero da ONU e único grupo de PR parceiro estratégico do ONU Mulheres no Brasil.

A CEO foi indicada pela Omnicom, sócia internacional do Grupo In Press, para liderar o capítulo brasileiro do Omniwomen, programa que incentiva maior presença feminina em cargos de liderança dentro das agências da holding.

Atualmente, Kiki Moretti lidera um grupo de mais de 500 pessoas, com 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, em escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Lak Lobato – Cofundadora da Sobretom Comunicação

Publicitária formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Lak Lobato é cofundadora da Sobretom Comunicação, uma consultoria especializada em comunicação e diversidade. Escreve há 10 anos sobre tecnologias auditivas no blog “Desculpe, não ouvi!”  sobre deficiência auditiva no olhar dos surdos oralizados e usuários de tecnologias auditivas. O blog já deu origem a dois livros sobre o tema, um deles de literatura infantil para representatividade de crianças que utilizam tecnologias para poder ouvir. Além de escritora, é palestrante e dedica-se ao apoio e mentoria de candidatos, usuários e familiares de pessoas que utilizam soluções auditivas. Trabalhou na IBM como employer branding para inclusão de profissionais com deficiência, além de outras empresas na área de comunicação interna e endomarketing.

Lawrence Chug Koo – Futurista, Professor-doutor em Comunicação

Graduado em Engenharia Mecânica pelo ITA, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é Pós-doutorado em Relações Públicas, Propaganda e Turismo, pela na ECA-USP; Especialista em Administração pela FGV/CEAG, com especialização em Marketing Analysis and Planning, pelo The Wharton School University of Pennsylvania. É professor da PUC-SP, Professor Visitante da Universidade Católica Portuguesa-Porto, Professor e Pós em Pesquisa de Mercado ECA/USP, Consultor e Executivo da IBM Brasil entre 1973 a 1996, pesquisador e Sócio Fundador da Casa Semio. Tem experiência na área de Semiótica, Gestão Estratégica, Gestão de TI, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente em Planejamento Estratégico, Web 3.0, Semiótica, Comunicação, Internet, Automação, Game Based Learning, Gestão de Projeto e Processos, Pesquisa de Mercado e Governança em TI.

Leandro Modé – Head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, tem MBA em Finanças pela FIA/FEA, da Universidade de São Paulo (USP), e curso livre de especialização em Jornalismo Econômico pela Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha).

Atuou na grande imprensa por 20 anos, com passagens por veículos como O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Rádio Estadão ESPN, agência de notícias Bloomberg, portal UOL e revista Forbes. Foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo pela cobertura do caso Banco Panamericano.

Por 5 anos, a partir de 2013,  se dedicou à Comunicação Corporativa como diretor executivo da FSB Comunicação, maior agência de Relações Públicas do País.

Maíra Gracini – Diretora de Marketing da Zendesk América Latina

Maíra Gracini é diretora de Marketing da Zendesk para América Latina, onde desenvolve estratégias de alto impacto para impulsionar as prospecções de clientes e o crescimento da empresa na região.

Formada em Marketing Digital e Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Maíra tem 15 anos de experiência nas áreas de marketing, comunicação, desenvolvimento de vendas, inteligência de mercado e alianças empresariais, com foco no mercado B2B. Já atuou em multinacionais de TI e serviços empresariais, como Movile, Epson, Claro, Dassault Systems e Salesforce.

Marcos Borges, Gerente Executivo de Assuntos Legislativos da CNI – Confederação Nacional da Indústria

Marcos Borges de Castro atual Gerente Executivo da Unidade de Assuntos Legislativos da CNI. É Graduado em Administração. Possui mais de 30 anos de experiência na de defesa de interesses no legislativo e executivo, dos quais cerca de 22 anos atuou como Gerente de Relações das Institucionais Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

Mariana Santos – Gerente de Comunicação Corporativa McDonald’s Brasil

Formada em Comunicação Social com Habilitação na área de Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e pós-graduada em Marketing Estratégico no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, tendo atuado em grandes empresas de diferentes segmentos como Aviação Comercial e Indústria Química.

Martin Motoya – CEO da Edelman e Diretor de Imagem e Reputação da Abracom

Sócio e CEO da Edelman e da Zeno no Brasil, tem entre seus principais objetivos modernizar e integrar os serviços das agências e oferecer para os clientes o direcionamento estratégico de um verdadeiro parceiro de comunicação. Sua liderança fortalece o modelo de Communications Marketing, que combina os preceitos das Relações Públicas e do Marketing. Marcas como Adtalem, Asics, CPFL, Cyrela, Dow, Kimberly-Clark, Odebrecht, Porto Seguro, Sonae Sierra Brasil e Unilever estão entre seus clientes.

Com uma bagagem robusta em liderança de agências, foi presidente da WMcCann entre 2011 e 2017. Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes marcas multinacionais, como Procter & Gamble, American Express, Unilever, J&J, Nestlé, Mastercard, L’Oreal, Coca-Cola, General Mills e outras, bem como com empresas brasileiras que incluem TIM, Bradesco, Seara, Deca e Ri-Happy. Antes da WMcCann, Martin foi diretor-geral na J. Walter Thompson no Brasil, onde conduziu o processo de transformação da agência em uma operação altamente focada no digital. Seu primeiro desafio no Brasil foi liderar a conta da Unilever na Lowe, onde se tornou diretor dessa conta na América Latina e diretor de marca global da Omo.

Nascido nos Estados Unidos, Martin também já morou em outros países como Argentina, Irã e Zimbábue. No Brasil já está há 16 anos. É formado em Comunicação Social e Psicologia pela University of Pennsylvania, tem quatro filhos e é casado com a Maria Fernanda Guerreiro.

Paulo Generoso – Presidente da APAE de Cotia

Paulo Generoso, presidente da APAE de Cotia – Associação de Pais e Amigos do Excepcional -, é formado pela Faculdade São Roque em Ciências Humanas Sociais, Bacharel em Direito, e em Cidadania e Responsabilidade Social.

É ex-membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; escritor da obra O Ser Humano, Espiritualidade e Inclusão no Ambiente Corporativo – Nelpa – L. Dower Edições Jurídicas Ltda; e locutor da Rádio Boa Nova.

 

Priscila Cruz – Presidente do Todos pela Educação

Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou nas áreas de comunicação e de planejamento em consultorias de estratégia até iniciar sua carreira no terceiro setor como coordenadora do Ano Internacional do Voluntário no Brasil, projeto que recebeu o destaque das Nações Unidas em 2001. Ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou coordenadora até 2005. Foi uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação, onde exerce atualmente a função de Presidente-executiva. Em 2012, recebeu o Prêmio Jovem Liderança na Educação promovido pelo Grupo Estado e o Prêmio Darcy Ribeiro 2012, concedido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados ao Todos Pela Educação.

Regina Acher – Cofundadora da Laboratória Brasil

Regina Acher é cofundadora da Laboratória no Brasil e acredita na educação como vetor de transformação social. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trabalhou por 15 anos no mercado financeiro, em instituições como Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG), onde foi sócia até 2011.

Regina Moura – Diretora de Comunicação Corporativa, Digital e Eventos da Roche Brasil

Regina é a Diretora de Comunicação Corporativa, Digital & Eventos na Roche Pharma desde Novembro de 2014. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing and Management by Bournemouth Business School, England. Regina também possuí vários cursos de especializações em disciplinas como: Liderança, pela Fundação Dom Cabral e pelo Center for Creative Leadership; Comunicações Corporativas Internacionais, pela Aberje/Syracuse University; e Negociação Estratégica, pelo Insper, no Brasil. Com 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa e Empresarial, Regina trabalhou em empresas como Dow Chemical (2005-2014) como Latin America Communications Head; Microsoft Brazil (2001-2005) como Gerente de Relações Públicas; Editora Abril (2000-2001) como Repórter; e S2/Publicom PR Agency, como  Gerente de Contas (1997-2000). Fluente em Inglês, Espanhol e Português, é casada e mãe de um menino.

Renato Gasparetto – Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau

Renato Gasparetto é Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau com gestão da reputação e imagem da empresa, globalmente. Lidera um time voltado à Relações com Imprensa, Gestão da Marca, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. É formado em Jornalismo e Letras, com cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, Insead e Columbia University, Gasparetto possui experiência de mais de 35 anos na área de comunicação corporativa e assuntos institucionais. É Chairman da Comissão de Comunicação da Associação Mundial do Aço –  Worldsteel Association; Chairman da Comissão de Comunicação da Associação Latinoamericana do Aço – Alacero; membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e Membro do Conselho Consultivo da Aberje.

Previamente à sua atuação na Gerdau, Renato Gasparetto foi Diretor de Comunicação de empresas como Grupo Telefônica e Motorola, tendo também gerenciado a área no Grupo Bunge, por quase 12 anos. Em paralelo à carreira executiva, Gasparetto foi professor de cursos de pós-graduação da ESPM-SP por 11 anos.

Renato Gasparetto foi homenageado com “Prêmio Especial Trajetórias da Comunicação Corporativa” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2018; eleito “Top Executivo de Comunicação Corporativa – Região Sul” por três anos consecutivos: 2017, 2016 e 2015, concedido durante o Congresso de Comunicação Empresarial – Mega Brasil; foi “Comunicador do Ano”  pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2013;  “Finalista-Vencedor” do Prêmio Comunique-se, em 2011 e  vencedor do Prêmio “Comunicação de Valor”, outorgado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Universidade de São Paulo, em 2003.

 

Ricardo Neves – Sócio líder da Indústria de Mercados de Consumo da PwC Brasil

Possui mais de 25 anos de experiência em consultoria de gestão empresarial em diversas empresas nacionais e globais, com foco em empresas do setor de Varejo e Bens de Consumo, em projetos de transformação de negócios com implantação de novas tecnologias e estratégias digitais, mudanças organizacionais e otimização de processos, além de integração de aquisições e planejamento de cadeias logísticas. Tem entre seus clientes grandes empresas do setor, onde lidera projetos em vários países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, 
com MBA na Duke University em negócios internacionais e graduado no Advanced Management Program da Harvard Business School. Possui certificado “PMP – Project Management Professional” do PMI – Project Management Institute e “COP – Certified Outsourcing Professional” pelo IAOP – International Association of Outsourcing Professionals.

Rodolfo Araújo – VP da United Minds América Latina

Rodolfo Araújo é vice-presidente e lidera a United Minds, divisão de consultoria da Weber Shandwick, na América Latina. Seu objetivo é estar próximo à alta gestão das organizações para promover aconselhamento estratégico em temas como marca e cultura, de modo a gerar coesão entre profissionais e equipes rumo ao cumprimento do propósito, visão e valores em um cenário de permanentes mudanças sociais e no mundo dos negócios.

Trabalhou por sete anos como líder das unidades de negócio de Insights e Branding na Edelman Brasil. Tem, ainda, passagens por consultorias de gestão de marca, comunicação e gestão pública.
Recentemente, atuou na ONG mais importante de advocacy em educação pública do Brasil, o Todos Pela Educação.

Rodolfo é jornalista, mestre em comunicação e com especializações em estratégia pelo Insead e gestão do conhecimento pela FGV. Já venceu o prêmio Editora Globo de Jornalismo 2011 na categoria Educação e Cultura. É autor do livro “E se colocar pimenta?”, sobre a marca de varejo Chilli Beans, além de professor em diversas escolas do País.

Rogério Artoni – Diretor executivo da Race Comunicação

Jornalista, com MBA em Comunicação Corporativa. Fundador da Race Comunicação, em 2005. Foi listado entre os 350 mais importante profissionais do mercado de Relações Públicas no mundo, de acordo com a Revista PRWeek, em sua publicação PRWeek Global Power Book nas edições de 2016 e 2017. Na Race Comunicação, mudou o foco da agência que era em assessoria de imprensa para uma atuação mais abrangente trabalhando a geração, construção e manutenção da reputação de empresas de diversos setores e portes.

Rosangela dos Santos – Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da Samarco

Rosangela dos Santos é Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da Samarco desde dezembro de 2015. Tem 28 anos de experiência nas áreas de comunicação corporativa, gestão de mudanças e crises, e sustentabilidade. Atuou em empresas líderes em seu segmento como Fiat Chrysler (FCA), Embraco e Whirpool. Por quase duas décadas desenvolveu uma carreira internacional no Grupo Whirlpool , onde foi diretora global de Comunicação e sustentabilidade da Embraco, liderando times globais de diferentes nacionalidades como chineses, italianos, americanos, eslovacos e brasileiros. Entre 2014 e 2015 participou da implantação do Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, onde coordenou a implementação da plataforma de Sustentabilidade e comunicação institucional, além da inauguração da operação em abril de 2015. Esse case foi premiado pela Aberje em 2015. Atuou em vários processos de gestão de crise em diferentes países, desde fechamentos de operações, fusões e aquisições com processos de antitruste e due dilligence no Brasil, Bélgica e Estados Unidos. Rosangela foi personalidade do ano em Comunicação pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em 2001. Nos anos de 2003, 2007 e 2008, foi considerada uma das cinco melhores do Brasil pelo Prêmio de Comunicação da USP (Universidade de São Paulo/Escola de comunicação e Artes). Palestrante em várias conferências no Brasil e no exterior, Rosangela publicou vários artigos e escreveu o capítulo do livro Comunicação Empresarial “Influência da Comunicação Global” – estratégias de organizações vencedoras, lançado em março de 2006/SP. Em 2014 publicou o case “A construção de uma estratégia global de comunicação” dentro da coleção – Faces da Cultura e da Comunicação, organizado pela professora doutora Marlene Marchiori, em SP. Coordenou o capítulo Aberje Santa Catarina por mais de 10 anos e é conselheira da entidade desde 2002. Formada em Filosofia/|Letras pela Univille/SC e em Comunicação e Propaganda pela FAE/Curitiba, possui Pós-graduação em Comportamento Organizacional pela universidade do grupo positivo de Curitiba e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. É diretora do Minas pela Paz desde 2016, programa que a Samarco apoia há quase uma década.

Valdir Leme – Head de Marketing e Produto do Google

Líder talentoso com 19 anos de experiência no desenvolvimento de equipes fortes e coesas para impulsionar idéias além do padrão e ampliar o resultado final. Tem excelente experiência em Digital, Branding, Product Management e Verejo. Leme é um profissional reconhecido por planejar, personalizar e executar planos-chave de ação para elevar os produtos ao próximo nível.

Especialidades: Marketing, Branding, Administração, Apresentação de Produtos e Serviços, Negociações Complexas de Contrato, Fechamento de Vendas, Gestão de Relacionamento com Clientes, Desenvolvimento de Novos Produtos, Publicidade na Internet, Comportamento do Consumidor, Análise e Pesquisa de Mercado, Planejamento Estratégico, Análise Econômica e Financeira, Tendências Online, Mídia Offline, Gestão de Equipe, Demonstração do Resultado do Exercício.

Vinícius Mota – Secretário de Redação na Folha de S. Paulo

Vinicius Mota é Secretário de Redação (coordenador das edições), escreve às segundas-feiras na coluna São Paulo, na página A-2 da Folha de S. Paulo. Formado em Ciências Sociais (Unicamp), com mestrado em Sociologia (USP). Trabalha na Folha desde 1998, onde já exerceu os cargos de editorialista, editor de Opinião e editor de Mundo.

Viviane Mansi – Diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade na Toyota

Viviane é mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV), e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica com relações governamentais e comunicação, em 2014 Viviane integrou o time de América Latina da GE como gerente de Comunicação e Public Affairs para o Brasil e em 2015 aceitou o convite para se juntar à Votorantim Cimentos, trabalhando com marca e comunicação globalmente. Em 2018 se une à Toyota, à frente das áreas de Comunicação e de Sustentabilidade para a América Latina, como Officer. Além disso, mantém seu vínculo acadêmico e sua presença em sala de aula. Tem mais de quinze livros publicados, de autoria própria, como organizadora e como articulista. Em 2018, lançou seu primeiro livro voltado ao mercado americano (como organizadora e articulista) pela editora Palgrave. Foi eleita uma das melhores comunicadoras do Brasil pela MegaBrasil e uma das ‘Top Voicers’ brasileiras pelo LinkedIn.

Zé Luiz Schiavoni – CEO da Weber Shandwick e Conselheiro Diretivo da Abracom

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, José Luiz Schiavoni é um dos pioneiros no mercado de Comunicação Corporativa no Brasil.

Zé Schiavoni tem uma vasta experiência internacional e trabalhou em projetos de comunicação de alto perfil com executivos líderes como Bill Gates e Steve Ballmer (Microsoft), Leo Apotheker (HP), Gary Burnison (Korn / Ferry), entre outros.

Especializado em projetos de gerenciamento de crises e aconselhamento estratégico de executivos, Zé liderou com sucesso equipes integradas em projetos de mitigação premiados para empresas como a Petrobras, McDonald’s, TIM, Gol Airlines e BW Offshore, para mencionar alguns.

Ele também participou ativamente e desempenhou um papel de destaque na regulamentação de setores estratégicos da economia brasileira, como a produção de software. Tendo construído uma carreira guiada pela inovação, Zé Schiavoni forneceu recursos de conteúdo e treinamento para a participação da Associação Brasileira de Empresas de Software em discussões no Congresso Nacional e em audiências públicas que levaram à criação da Lei de Proteção de Propriedade Intelectual.

Em 2015, Schiavoni liderou o planejamento e a execução de um programa de reputação e relações de com a imprensa após a explosão a bordo de um FPSO de propriedade da BW Offshore, no qual nove pessoas morreram e 21 ficaram feridas.

Zé Schiavoni tem desempenhado um papel de liderança na indústria brasileira de relações públicas, promovendo a profissionalização do setor e a adoção de parâmetros éticos e transparentes. Participou da criação da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) e presidiu a instituição de 2004 a 2008. Atualmente é membro do Conselho da Abracom.

Co-autor do livro “Treinamento de mídia, como agregar valor às empresas, melhorando o relacionamento com a imprensa”, publicado pela Summus Editorial, Schiavoni treinou líderes de empresas públicas e privadas em todo o Brasil nos últimos 25 anos.