Convidados

Mariana Santos, gerente de Comunicação Corporativa McDonald’s Brasil

Formada em Comunicação Social com Habilitação na área de Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e pós-graduada em Marketing Estratégico no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, tendo atuado em grandes empresas de diferentes segmentos como Aviação Comercial e Indústria Química.

 

Fernando Teixeirense, Group Director de Public Affairs da JeffreyGroup em Brasília

Fernando Teixeirense é diretor de grupo da JeffreyGroup.  Ele iniciou a carreira cobrindo política no Correio Braziliense e acumula 14 anos de experiência em comunicação corporativa, período em que passou pelos ministérios da Defesa, de Minas e Energia e Eletrobras. Também foi diretor da FSB Comunicação durante 9 anos, onde foi diretor de comunicação da Secretaria de Aviação Civil e liderou o núcleo de contas privadas em Brasília. Coordenou o atendimento a clientes nas CPIs da Petrobras e dos Fundos de Pensão.

 

Rodolfo Araújo, VP da United Minds América Latina

Rodolfo Araújo é vice-presidente e lidera a United Minds, divisão de consultoria da Weber Shandwick, na América Latina. Seu objetivo é estar próximo à alta gestão das organizações para promover aconselhamento estratégico em temas como marca e cultura, de modo a gerar coesão entre profissionais e equipes rumo ao cumprimento do propósito, visão e valores em um cenário de permanentes mudanças sociais e no mundo dos negócios.

Trabalhou por sete anos como líder das unidades de negócio de Insights e Branding na Edelman Brasil. Tem, ainda, passagens por consultorias de gestão de marca, comunicação e gestão pública.
Recentemente, atuou na ONG mais importante de advocacy em educação pública do Brasil, o Todos Pela Educação.

Rodolfo é jornalista, mestre em comunicação e com especializações em estratégia pelo Insead e gestão do conhecimento pela FGV. Já venceu o prêmio Editora Globo de Jornalismo 2011 na categoria Educação e Cultura. É autor do livro “E se colocar pimenta?”, sobre a marca de varejo Chilli Beans, além de professor em diversas escolas do País.

 

Americo Mattar – Diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo

Engenheiro de Produção graduado também em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na Fundação em 2012, como gerente de Planejamento, Finanças e Jurídico, vindo da Vivo onde passou pelas áreas de Finanças, Engenharia e Operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial. À frente da Fundação, seu foco é promover o protagonismo social por meio da inovação educativa aplicada a novas metodologias de ensino-aprendizagem, ao empreendedorismo jovem e ao exercício da cidadania.

 

Karina Chaves – gerente da área de Diversidade e inclusão do Carrefour Brasil

Karina Chaves é graduada em psicologia pela UNESP, tem pós-graduação em Recursos Humanos pela FAAP e especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral.

É gerente da área de Diversidade e inclusão do Carrefour Brasil. Lidera, desde 2012, a plataforma de Valorização da Diversidade da empresa. Representa a companhia no Fórum de Empresas e direitos LGBT, na Coalizão Empresarial para equidade racial e de Gênero, na rede brasileira do Pacto Global, no Movimento Mulheres 360, na Rede Brasileira de Inclusão Social e no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Instituto Ethos.

 

Paulo Generoso – Presidente da APAE de Cotia

Paulo Generoso, presidente da APAE de Cotia – Associação de Pais e Amigos do Excepcional -, é formado pela Faculdade São Roque em Ciências Humanas Sociais, Bacharel em Direito, e em Cidadania e Responsabilidade Social.

É ex-membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; escritor da obra O Ser Humano, Espiritualidade e Inclusão no Ambiente Corporativo – Nelpa – L. Dower Edições Jurídicas Ltda; e locutor da Rádio Boa Nova.

 

Renato Gasparetto – Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau

Renato Gasparetto é Diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau com gestão da reputação e imagem da empresa, globalmente. Lidera um time voltado à Relações com Imprensa, Gestão da Marca, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. É formado em Jornalismo e Letras, com cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, Insead e Columbia University, Gasparetto possui experiência de mais de 35 anos na área de comunicação corporativa e assuntos institucionais. É Chairman da Comissão de Comunicação da Associação Mundial do Aço –  Worldsteel Association; Chairman da Comissão de Comunicação da Associação Latinoamericana do Aço – Alacero; membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e Membro do Conselho Consultivo da Aberje.

Previamente à sua atuação na Gerdau, Renato Gasparetto foi Diretor de Comunicação de empresas como Grupo Telefônica e Motorola, tendo também gerenciado a área no Grupo Bunge, por quase 12 anos. Em paralelo à carreira executiva, Gasparetto foi professor de cursos de pós-graduação da ESPM-SP por 11 anos.

Renato Gasparetto foi homenageado com “Prêmio Especial Trajetórias da Comunicação Corporativa” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2018; eleito “Top Executivo de Comunicação Corporativa – Região Sul” por três anos consecutivos: 2017, 2016 e 2015, concedido durante o Congresso de Comunicação Empresarial – Mega Brasil; foi “Comunicador do Ano”  pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2013;  “Finalista-Vencedor” do Prêmio Comunique-se, em 2011 e  vencedor do Prêmio “Comunicação de Valor”, outorgado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Universidade de São Paulo, em 2003.